CALL OF CODE: UMA PLATAFORMA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, AMBIENTADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

  • Amanda Haiduk Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jean Carlos Hennrichs Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Aprender a programar é uma necessidade crescente. As ciências humanas começam a se render às vantagens da lógica da programação. O pensar computacionalmente oferece ao aluno maior liberdade na resolução de problemas, além de incentivar o trabalho colaborativo e o aumento da capacidade de pensar de forma sistematizada e criativa. Neste contexto o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma plataforma de ensino interdisciplinar que auxilie o ensino à lógica de programação, ambientado na Segunda Guerra Mundial. Na plataforma intitulada de Call of Code (Chamada para o Código) o aluno assistirá, em vídeos tematizados, aos conceitos lógicos para a resolução computacional de problemas, e receberá uma missão a ser cumprida no campo de batalha. De posse da tarefa a ser realizada e do cenário específico e temático, o aluno deverá cumprir a missão por meio da programação em blocos, os quais deverão ser conectados e ordenados em uma sequência lógica para a adequada solução. O ambiente de programação em blocos utilizado é o Scratch, um software livre desenvolvido para o ensino de programação por jogos. Neste ambiente de programação em bloco o aluno terá total autonomia de criar “a sua visão para a solução da missão”, sem se prender a uma linguagem específica de programação, ou seja, estará aprendendo a lógica de programação, e não uma determinada linguagem. Além de aprender a lógica de programação, a plataforma Call Of Code oferecerá ao aluno a introdução ao desenvolvimento de jogos bem como conhecimentos interdisciplinares de história, geografia, matemática e idiomas.

Biografia do Autor

Amanda Haiduk, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Graduanda Engenharia da Computação
Jean Carlos Hennrichs, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestrando em Administração, Especialista em Ciência da Computação, MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduado em Ciência da Computação. Certified in IT Service Management - ITIL
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Haiduk, A., & Hennrichs, J. C. (2018). CALL OF CODE: UMA PLATAFORMA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, AMBIENTADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17712
Edição
Seção
Chapecó - Ensino