DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: LÚPUS

  • Denise Grazioli
  • Gerson Luiz Borba
  • Saionara Freitas
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Lúpus é uma doença complexa com causa multifatorial, se trata de uma doença auto-imune. Do ponto de vista clínico, é uma doença imprevisível, remitente e recorrente, de início súbito, que pode atacar qualquer órgão. Entretanto, é encontrada principalmente na pele, rins, articulações, coração e sistema nervoso central. Desde a perspectiva da imunologia, está associada à uma grande variedade de auto-anticorpos, classicamente, anticorpos anti-nucleares. Um dos tipos é o Lúpus Sistémico (LS), é o mais grave e pode afetar quase todos os órgãos e sistemas do corpo. O exercício físico em pessoas com LS promove mudanças positivas na capacidade funcional, no estado de saúde, e nos aspectos sociais e mentais. É comum encontrar o quadro de depressão entre os portadores, neste sentido, o exercício físico pode atuar como um agente socializador em prol da qualidade de vida. É afirmado que os portadores apresentam limitações na capacidade de realizar o exercício físico devido ao acometimento das articulações, o que gera dor, fadiga e diminui a amplitude do movimento. Existe pouco evidência científica em português que embase a atuação do profisisonal de Educação Física. A atividade física deve ser estimulada para haja melhora no condicionamento físico, entretanto, durante a atividade sistêmica da doença a melhor recomendação é o repouso. A prescrição deve ser individualizada, de acordo com as peculiaridades e manifestações clínicas. E os principais indicadores de acompanhamento são a dor, cansaço e amplitude articular atingida durante o exercício físico.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Grazioli, D., Borba, G. L., Freitas, S., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: LÚPUS. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17702
Edição
Seção
Chapecó - Ensino