RELATÓRIO PROJETO DE EXTENSÃO HOSPITAL DE PLANTAS E PAISAGISMO EM ESCOLAS

  • GILBERTO LUIZ CURTI UNOESC-XANXERÊ
  • Welinton Michel de Vicentin NUNES Unoesc - Xanxerê

Resumo

Ter uma planta em ambiente externo ou interno requer certos cuidados, sendo que cada espécie tem um cuidado específico, a manutenção é parte importante dos cuidados com uma planta para posteriormente obter um bom desenvolvimento das mesmas desde a fase vegetativa até o florescimento e frutificação.  A escolha da planta deve ser feita com muito cuidado, essa deve ter adequação ao ambiente em que pretende colocá-la, até seu transporte, manuseio e plantio. Este projeto de extensão comunitária possibilitou a inserção de professores, acadêmicos e comunidade a partir do cuidado, da orientação, organização, acompanhamento e difusão de conhecimentos referentes as plantas utilizadas em ambientes internos e externos da Unoesc, bem como possibilitou construir um novo espaço de produção acadêmica interdisciplinar, tanto no campo do ensino quanto no campo da extensão e pesquisa. O projeto também possibilitou a realização de atividades em aulas práticas e laboratoriais, favorecendo uma maior relação interdisciplinar, melhorando a ampliação do entendimento e vivência dos conteúdos aprendidos em sala de aula, contribuindo para a melhoria de ornamentações e recuperação de plantas para os diversos ambientes da Unoesc de Xanxerê e em algumas escolas da região. O objetivo do presente estudo era capacitar acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia para o desenvolvimento de atividades de produção e condução de plantas ornamentais para serem utilizadas no paisagismo através de atividades de extensão comunitária dentro da Unoesc e também em comunidades escolares da região.

Biografia do Autor

GILBERTO LUIZ CURTI, UNOESC-XANXERÊ
Mestre em Agronomia, Área de Concentração Produção Vegetal, pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Graduado em Agronomia pela UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004). *Possui experiência nas áreas de Agronomia: Já atuou nas áreas de Horticultura como paisagismo, produção de flores e plantas ornamentais, olericultura, fruticultura e florestas bem como plantas forrageiras, marketing, capacitação de produtores e técnicos, difusão de tecnologias e eventos na EPAGRI/Chapecó. *Atua atualmente na EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A; como responsável pelo CEPA/Chapecó - Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina, na Região Oeste, (http://cepa.epagri.sc.gov.br/). *Atualmente também Professor de Olericultura, Fruticultura, Floricultura e Paisagismo e Ergonomia e Segurança no Trabalho, na UNOESC -Universidade do Oeste de Santa Catarina. Agronomia/Campus de Xanxerê.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
CURTI, G. L., & NUNES, W. M. de V. (2018). RELATÓRIO PROJETO DE EXTENSÃO HOSPITAL DE PLANTAS E PAISAGISMO EM ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17686
Edição
Seção
Xanxerê - Extensão