UM CASO NA ESCOLA: A SURDEZ E A DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO EM SALA

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Ivonaldo Teles
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira

Resumo

As principais dificuldades encontradas pelo ambiente escolar quando trabalha na educação de alunos surdos são: aceitação dos colegas e professores, não compreensão da nova língua e a dificuldade de comunicação, dificuldades de ensino e de aprendizagem do aluno surdo e a rejeição. Os problemas de comunicação são o foco deste projeto. Quando um aluno surdo reprova em uma disciplina, sempre existe a suspeita de que houve falta de comunicação, de que o aluno não compreende os conceitos e de que não consegue participar porque não entende as dinâmicas que ocorem em sala de aula. Por outro lado, da parte do sistema tradicional, centra-se a reponsabilidade no aluno em querer aprender e envolver-se nas atividades. Salienta-se que são atores deste contexto não somente o professor e o aluno, mas também os alunos ouvintes, a direção e os demais funcionários da escola. Entendendo-se que a escola possui papel fundamental na inclusão social dos surdos, pois é nela que o aluno tem a possibilidade de desenvolver-se ativamente e entender o mundo que o cerca, buscando o sucesso escolar, e ainda, desenvolvimento afetivo, social e cognitivo durante o processo, entende-se que as saídas para a resolução deste problema passam pela implementação de intérpretes de Libras qualificados, pela sua adequação da matriz curricular, incluindo ambientes de aprendizagem e sistemas de avaliações, inclusão do aluno em todas as atividades desenvolvidas e pela ampliação do conhecimento didático que permite de fato a concretização da inclusão destes alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Zawadzki, P., Teles, I., & Oliveira, M. M. C. de. (2018). UM CASO NA ESCOLA: A SURDEZ E A DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO EM SALA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17682

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>