UM CASO NA ESCOLA: A SURDEZ E A DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO EM SALA

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Ivonaldo Teles
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira

Resumo

As principais dificuldades encontradas pelo ambiente escolar quando trabalha na educação de alunos surdos são: aceitação dos colegas e professores, não compreensão da nova língua e a dificuldade de comunicação, dificuldades de ensino e de aprendizagem do aluno surdo e a rejeição. Os problemas de comunicação são o foco deste projeto. Quando um aluno surdo reprova em uma disciplina, sempre existe a suspeita de que houve falta de comunicação, de que o aluno não compreende os conceitos e de que não consegue participar porque não entende as dinâmicas que ocorem em sala de aula. Por outro lado, da parte do sistema tradicional, centra-se a reponsabilidade no aluno em querer aprender e envolver-se nas atividades. Salienta-se que são atores deste contexto não somente o professor e o aluno, mas também os alunos ouvintes, a direção e os demais funcionários da escola. Entendendo-se que a escola possui papel fundamental na inclusão social dos surdos, pois é nela que o aluno tem a possibilidade de desenvolver-se ativamente e entender o mundo que o cerca, buscando o sucesso escolar, e ainda, desenvolvimento afetivo, social e cognitivo durante o processo, entende-se que as saídas para a resolução deste problema passam pela implementação de intérpretes de Libras qualificados, pela sua adequação da matriz curricular, incluindo ambientes de aprendizagem e sistemas de avaliações, inclusão do aluno em todas as atividades desenvolvidas e pela ampliação do conhecimento didático que permite de fato a concretização da inclusão destes alunos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Zawadzki, P., Teles, I., & Oliveira, M. (2018). UM CASO NA ESCOLA: A SURDEZ E A DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO EM SALA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17682
Edição
Seção
Chapecó - Ensino