DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: OBESIDADE

Autores

  • Franciele Ledur
  • Keller Zanetti
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no indivíduo. Normalmente, está associada a condições especiais de saúde, como a dislipidemia, diabetes tipo 2, hipertrofia ventricular esquerda, câncer de cólon, reto e próstata. Nas mulheres, câncer de vesícula, encométrio e mamas, colelitíase, esteatose hepática, osteoartrite, osteoartrose, apneia obstrutiva do sono , alterações na ventilação pulmonar, alterações nos ciclos menstruais e redução da fertilidade também são observadas. Na prescrição do exercício físico, orienta-se a realização de uma anamnese detalhada sobre o quadro geral de saúde e a realização de um teste de esforço com ergometria. Os exercícios devem visar atividade de baixo impacto, aeróbios, utilizando grandes grupos musculares. O treinamento de força deve ser  introduzido em conjunto com a atividade aeróbia. E devem ser observadas precausões apropriadas quanto o risco cardiovascular, de lesões ortopédicas, com adequação de equipamentos e de regulação da temperatura corporal para evitar a hipertermia. Já com crianças obsesas, além de seguir as mesmas recomendações, deve-se respeitar a faixa etária e priorizar o bem-estar durante a atividade. Utilizar recreação e jogos pré-desportivos, com grau de dificuldade reduzido com o objetivo de ajustar  o ritmo da atividade para a intensidade correta de execução. Entende-se que o trabalho deve ocorrer de forma multidisciplinar, já que gasto energético produzido pelo exercício físico prescrito não produzirá o efeito de emagracimento se a ingesta calórica não for adequada por um nutricionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ledur, F., Zanetti, K., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: OBESIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17680

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>