ESTRATÉGIA DE MARKETING E ADERÊNCIA DE CLIENTES AO SERVIÇO DE MUSCULAÇÃO

  • Patrícia Luterek
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

O grande desafio daqueles que defendem a prática do exercício físico é fazer com que este se torne parte do cotidiano de todas as pessoas. Para tanto, as academias apostam em estratégias de marketing a fim de manter seus clientes praticando durante toda sua vida. Essa pesquisa teve como objetivo descrever a impressão dos clientes acerca das estratégias de marketing com o objetivo de aumentar a aderência ao serviço de musculação. Foram realizadas entrevistas com perguntas abertas de forma espontânea e intencional aos clientes da academia Cia do Corpo de Chapecó, SC. Os resultados mostraram que o cliente sempre está atento ao que está sendo oferecido dentro da academia e ao que pode ser melhorado. Além disso, a estratégia de marketing utilizada pela academia foi aceita pelos clientes que se mostraram satisfeitos e reconheceram sua existência. Mencionaram que o atendimento, a qualidade dos professores e os pacotes promocionais produzem aderência porque fazem diferença no momento da escolha e na opção por frequência do cliente ao serviço de musculação. Percebeu-se que todas as ações de marketing, desde as ações com custo mais elevado até aquelas com custo menor, contribuem para aderência dos clientes. A aderência aos programas e permanência do cliente na academia parecem estar diretamente relacionadas à satisfação quanto aos serviços e atenção recebida pela equipe da academia. Essa pesquisa procurou contribuir para que os proprietários e administradores de academias possam usar de maneira eficaz as estratégias de marketing e relacionamento para atrair e fidelizar seus clientes.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Luterek, P., & Zawadzki, P. (2018). ESTRATÉGIA DE MARKETING E ADERÊNCIA DE CLIENTES AO SERVIÇO DE MUSCULAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17674
Edição
Seção
Chapecó - Extensão