AVALIAÇÃO DO AGACHAMENTO PROFUNDO EM JOGADORES DE FUTEBOL SUB-15

  • Thaynan Luiz
  • Jucielly Carla Téo
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

As deficiências nos movimentos fundamentais, senão reconhecidas, geram padrões de movimentos insalubres, que leva à um tipo de treino que reforça problemas existentes, e consequentemente, deixa de resolver limitações importantes. No futebol, a especialização precoce, quando não acompanhada por um profissional de educação física preocupado com a saúde dos jogadores, pode gerar esses padrões insalubres. Motivo que levou este trabalho a propor a realização de uma avaliação funcional em jogadores de futebol da categoria sub-15 da Chapecoense durante a execução do movimento de agachamento profundo. Foi utilizado a análise cinemática sobre cinco variáveis na posição profunda do agachamento nas condições com o pé no chão e com o pé sobre um salto de 5cm. Os resultados mostraram diferenças significativas nas variáveis: Ângulo entre as costas e braços, Ângulo posterior entre chão e costas, Avanço do joelho para frente do pé e Ângulo do joelho. Pôde-se concluir que a diferença apresentada no grupo para o ângulo do joelho mostra que com o calço é possível alcançar maior profundidade do agachamento, e além disso, o joelho avança mais para frente nesse movimento. Acredita-se que essa amplitude é atingida em função da liberação de tensão articular no complexo do tornozelo, que por sua vez, libera a ação da cadeia muscular posterior. Recomenda-se que a flexibilidade desse complexo articular seja aumentada a fim de melhorar a técnica do padrão de movimento analisado.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Luiz, T., Téo, J., & Zawadzki, P. (2018). AVALIAÇÃO DO AGACHAMENTO PROFUNDO EM JOGADORES DE FUTEBOL SUB-15. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17673