A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ronaldo Leite de Godoy UNOESC
  • Gracielle Fin UNOESC

Resumo

Educação Física passou a ser mais reconhecida entre os demais componentes curriculares após sua regulamentação no ano de 1998, e sua prática e característica de tipo de aula acaba por permitir diferentes visões aos demais professores. Ao se tornar componente curricular obrigatório na Educação Básica, a Educação Física deve se articular com as demais disciplinas visando ao enriquecimento de uma melhor formação integral do sujeito. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos professores de outros componentes curriculares em relação às aulas de Educação Física no contexto escolar. A amostra deste estudo foi composta por 43 professores das diversas disciplinas do ensino fundamental, anos iniciais e finais, exceto Educação Física, das escolas estaduais, municipais e particulares da cidade de Ouro - SC. A coleta de dados foi realizada pelo pesquisador responsável por meio de um questionário elaborado com base em três instrumentos de estudos diferentes. Os entrevistados possuem uma idade mínima de 20 e máxima de 55 anos. Identificou-se que 81,3% dos professores reconhecem a importância da Educação Física escolar e 95,4% afirmam que ela tem grande influência positiva em suas disciplinas, o que comprova ser relativamente aceita no âmbito escolar. Embora essa disciplina tenha passado por mudanças no passar dos anos e novos conteúdos tenham surgido, o esporte continua sendo o mais abordado. Salienta-se, que a Educação Física é uma disciplina imprescindível para o currículo do ensino fundamental, e este estudo comprovou que os docentes reconhecem a sua relevância.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Godoy, R., & Fin, G. (2018). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17647
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa