O ADULTO JOVEM E INFLUÊNCIA FAMILIAR NA ESCOLHA PROFISSIONAL

Autores

  • Samara Taís Junges Unoesc Campus Chapecó
  • Rafaela Ketllen Klein Unoesc Campus Chapecó
  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O trabalho teve como objetivo geral observar as interações sociais entre jovens adultos no ambiente de trabalho, por meio de filme e vivência cotidiana, para posteriormente analisar e comparar as diferentes relações estabelecidas com colegas de trabalho e pessoas de diferentes níveis hierárquicos. Na análise de dados, partiu-se de informações obtidas em livros e artigos para complementar as observações realizadas. A partir deste trabalho, pode-se compreender melhor as diversas mudanças que surgem na fase de desenvolvimento adulto jovem e como é a rotina desses indivíduos que estão no auge de seu desenvolvimento no âmbito profissional. Enfatiza-se a tamanha influência das relações familiares na escolha acadêmica e da carreira a ser seguida futuramente, ressaltando inclusive as dificuldades encontradas pelo adulto jovem no mercado de trabalho, que busca inicialmente sua independência com a escolha do primeiro emprego. Pode-se perceber a importância de um bom relacionamento entre colegas para o bom funcionamento da empresa. Conclui-se que a fase de desenvolvimento adulto jovem é uma transição e as decisões tomadas neste período do desenvolvimento poderão interferir no restante do curso da vida. É o período de realizações, buscas e conquistas, e em que as relações estabelecidas no âmbito profissional influenciarão no sucesso almejado pela empresa, ressaltando que a entrada no mercado de trabalho está diretamente ligada a grande parte das satisfações, pois a partir disso inicia a conquista da independência financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Taís Junges, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Rafaela Ketllen Klein, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Junges, S. T., Klein, R. K., & Garghetti, F. C. (2018). O ADULTO JOVEM E INFLUÊNCIA FAMILIAR NA ESCOLHA PROFISSIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17643

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>