ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA INFANTIL

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó
  • Marciele Martini de Lima Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica foi realizado no Serviço de Atendimento Psicológico da Unoesc Chapecó, no ano de 2017, onde foram realizados atendimentos clínicos com supervisões semanais. Optou-se pelo atendimento infantil com embasamento teórico na abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfrenbrenner. Foram realizados atendimentos psicológicos a crianças de 2 à 12 anos com queixas diversas, buscando compreender e intervir considerando os aspectos biológico, cognitivo, emocional e comportamental, bem como os microssistemas nos quais estão inseridas. Percebeu-se durante os atendimentos que família possui um papel central no desenvolvimento infantil e serve como modelo para este sujeito em desenvolvimento. Por isso, realizar atendimentos infantis sem o envolvimento da família não é adequado e não tem respaldo suficiente para intervir em psicoterapia. Por fim, pensar em meios lúdicos é a melhor forma de trazer a criança para o objetivo da sessão e fazê-la apontar e entender as suas demandas. A realização do Estágio Clínico proporcionou prática clínica, que possibilitou transcender a compreensão da teoria.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Marciele Martini de Lima, Unoesc Campus Chapecó
Psicóloga egressa do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Garghetti, F. C., & Lima, M. M. de. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17600
Edição
Seção
Chapecó - Ensino