Evasão no Ensino Superior

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem como problemática norteadora quais são os potenciais motivos que podem levar acadêmicos dos cursos de Psicologia e Administração da Unoesc Campus Chapecó a evadirem de seus cursos? “A intervenção da instituição sobre os fatores de risco para a evasão tende a facilitar a adaptação acadêmica e, consequentemente, um maior investimento do aluno na sua carreira” (AMBIEL; SANTOS; DALBOSCO, 2016, p.296). Sendo assim, esta pesquisa se justifica na medida que a identificação da força de motivos que podem levar os estudantes a evasão pode auxiliar em tomada de decisão institucionais que melhorem as condições do ambiente da universidade. A pesquisa segue um encadeamento metodológico de ordem quantitativo com cunho descritivo, e como delineamento, o tipo descritivo está sendo empregado. O instrumento utilizado para coleta de dados será a Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior de Ambiel (2017), que visa avaliar a força de motivos potenciais para a evasão de estudantes no ensino superior. O instrumento é composto por 53 itens, que busca medir os componentes: motivos institucionais, motivos vocacionais, motivos relacionados à falta de suporte, motivos relacionados à carreira e motivos relacionados à autonomia.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
Mestre em Administração na UNOESC Chapecó.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Lucas, M. G. (2017). Evasão no Ensino Superior. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15214
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa