SUSTENTABILIDADE E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)

  • Larissa Riboldi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Amelia Silveira Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O projeto volta-se para o estudo do comportamento empreendedor e da orientação sustentável em organizações complexas e sociais. O objetivo busca mensurar a intenção dos discentes do Curso de Administração da  Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) quanto à inteção de empreender, com orientação sustentável. A pesquisa aplicada, descritiva, de levantamento, com abordagem quantitativa de coleta e de análise dos dados está em desenvolvimento, conforme cronograma, de abril de 2017 a março de 2018.   A coleta de dados foi realizada em junho de 2017, por meio  de um instrumento de coleta de dados denominado "Entrepreneurial Intention Questionnaire (EIQ)", como medida psicométrica, traduzido e adaptado para a pesquisa. Verifica o grau da intenção de empreender com orientação sustentável dos discentes pesquisados. Responderam ao questionário 62 discentes, na primeira fase. A base teórica teve amparo em Liñán, Urbano e Guerrero (2011) e na Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991).  Até o momento, em agosto de 2017, os primeiros dados coletados foram digitados em planilha Excel. Os resultados preliminares da análise de dados estão em andamento, indicando que há intenção de empreender entre os discentes pesquisados.  Há importância nesta investigação que mensura a intenção de empreender com orientação sustentável de indivíduos ainda em formação. O conhecimento advindo dos resultados de pesquisa pode evidenciar  habilidades e competencias para a realização de estratégias de ações empreendedoras sustentáveis individuais.

Biografia do Autor

Larissa Riboldi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNOESC Chapecó
Amelia Silveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutorado Acadêmico em Administração da UNOESC
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Riboldi, L., & Silveira, A. (2017). SUSTENTABILIDADE E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15200
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa