Direito e Literatura

Autores

  • Dirce - Welchen Unoesc/Chapecó

Resumo

Não há dúvida de que há uma relação próxima entre Direito e Literatura. Em tempos remotos, essa relação não passava de flerte descompromissado dos operadores do Direito, os quais, utilizando-se da beleza plurissignificativa das metáforas da linguagem literária, tentavam impressionar seus interlocutores com sua retórica discursiva.  Atualmente, todavia, estudos jurídicos e literários passam a se delinear sobre as mútuas relações entre Direito e Literatura. Esses estudos começaram nos EUA e se expandiram à Europa, alcançando o Brasil, onde surgiram cursos e linhas de pesquisa que se voltaram ao tema, até um programa televisivo intitulado Direito & Literatura. Esse programa conta com o apoio da Unisinos. Isso posto, no Componente Curricular de Produção de Texto, no Curso de Direito, cuja ementa se volta à leitura e à produção de texto, desde o primeiro semestre de 2014, passou-se a implementar a oficina de leitura. O objetivo da atividade é analisar a relação entre Direito e Literatura, já que o Direito se usa da Literatura a fim de interpretar a sociedade. Em relação à metodologia de condução da oficina, em cada semestre, há leitura obrigatória de livro literário. Após a leitura, em encontro definido no plano de ensino, é realizada a discussão da trama e de sua relação com o Direito, com posterior redação de texto escrito. Por fim, conclui-se que a atividade em discussão tem contribuído para a conscientização do acadêmico acerca da importância da literatura e/ou leitura em sua formação, antecipando os temas associados ao universo jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce - Welchen, Unoesc/Chapecó

Professora de Língua Portuguesa, Produção de Textos, Comunicação Empresarial da Unoesc de Chapecó. Está vinculada à área das Ciências das Humanidades. Na Unoesc de Xanxerê, trabalhou os seguintes componentes curriculares no Curso de Letras: Prática e Investigação Educativa em Letras I e II; Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa no Ensino Médio; Língua Portuguesa VII. Foi professora da Unoesc de São Miguel do Oeste/SC por 12 anos, período em que trabalhou no Curso de Letras e disciplinas nos demais cursos da graduação.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Welchen, D. .-. (2017). Direito e Literatura. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15007

Edição

Seção

Chapecó - Extensão