A IMPORTÂNCIA DOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS PARA ESTUDANTES UNIVERSTÁRIOS

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
  • Angelica Catarina Massmann unoesc Chapecó
  • Vanessa Bodigheimer Unoesc Chapecó

Resumo

A prática aqui relatada foi realizada no componente curricular obrigatório estágio Básico V do curso de Psicologia da Unoesc Chapecó. Com o objetivo de despertar nos acadêmicos reflexões sobre a interação em grupos e identificar o que significa relacionamento interpessoal. Para isso, foi organizada a fundamentação centrada em grupos e relacionada com a interação social. Na sequência ocorreu a realização da intervenção por meio de técnicas de dinâmicas de grupo em uma turma de um curso de graduação da universidade. Após isso, elaborou-se uma análise relacionando a teoria com a prática, destacando conceitos encontrados na fundamentação teórica bem como na intervenção, como a importância da comunicação, autorrevelação, percepção social e atitudes nos relacionamentos interpessoais. Outro destaque apresentado na análise de dados foi a presença de papéis nítidos na formação de grupos, aqui se apresentaram a presença do líder, do porta-voz e do bode-expiatório, papéis esses presentes no contexto grupal. Desse modo, conclui-se que na maioria das vezes as pessoas não percebem que o relacionamento interpessoal acontece a todo o momento no cotidiano. Destacou-se também a importância de momentos de reflexão para os sujeitos pesquisados, pois o grupo tornou explícita a pouca comunicação entre os colegas e com a intervenção foi possível a aproximação entres colegas que não conversam com tanta frequência.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Professora do curso de Psicologia da UNOESC Chapecó. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Angelica Catarina Massmann, unoesc Chapecó

Acadêmica do curso de psicologia

Vanessa Bodigheimer, Unoesc Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia Unoesc Chapecó

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Lucas, M. G., Massmann, A. C., & Bodigheimer, V. (2017). A IMPORTÂNCIA DOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS PARA ESTUDANTES UNIVERSTÁRIOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15001

Edição

Seção

Chapecó - Ensino