AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR E INGESTÃO HÍDRICA EM RATOS WISTAR DIABÉTICOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO COM IODO E FERRO

Autores

  • Thais Carla Reolão Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Indivíduos acometidos por diabetes mellitus tem aumentado seus índices, trazendo um maior alerta à saúde pública. Essa doença está relacionada com o desequilíbrio hormonal, mas pouco se sabe sobre as alterações de sais minerais importantes para o metabolismo geral.  A aplicação de minerais para o tratamento do diabetes vem sendo pesquisada, uma vez que portadores destas enfermidades apresentam variações em alguns minerais. Desta forma, o objetivo deste estudo está sendo a verificação se com a utilização de iodo e ferro ocorrerá alterações fisiológicas e redução da glicose sanguínea em indivíduos diabéticos.  Para tanto, estão sendo utilizados 40 ratos machos wistar, dividos em seis grupos (n=8), (C)Controle, (CI)Controle Iodo (lugol 12,5mg), (CF)Controle Ferro (noripurum ® 25mg), (CA)Controle Aloxana, (AI)Aloxana Iodo, (AF)Aloxana Ferro. O tratamento teve duração de 15 dias. Os grupos induzidos ao diabetes com aloxana (160mg/Kg ip) apresentaram glicemia acima de 126 mg/dL. Houve aumento na média da ingestão hídrica no grupo CA comparado ao C, porém, os diabéticos (CA) reduziram significantemente a ingestão alimentar. No tratamento com iodo, os animais AI apresentaram redução significante tanto na ingestão hídrica como alimentar comparada ao seu controle (CI). E o tratamento com ferro apresentou os animais AF redução significante tanto na ingestão hídrica como alimentar comparada ao seu controle (CF). Os tratamentos iodo e ferro modificaram a ingestão hídrica dos grupos diabéticos. Dados referentes aos parâmetros glicêmicos e lipídicos são a próxima etapa do estudo.

Palavras-chave: Diabetes. Iodo. Ferro. Ingestão hídrica. Ingestão alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Carla Reolão, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado da Unoesc Campus Xanxerê

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Reolão, T. C., & Battiston, F. G. (2017). AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR E INGESTÃO HÍDRICA EM RATOS WISTAR DIABÉTICOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO COM IODO E FERRO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14994

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>