O SISTEMA COMPOST BARN NA VISÃO DOS PECUARISTAS

  • Fabio Luiz Lovatel Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gustavo Krahl
  • Kamila Maciel Dias
  • Luiz Paulo Rauber

Resumo

O objetivo com este trabalho foi avaliar através de entrevista com produtores de leite que trabalham com Compost Barn em suas propriedades, os fatores que levaram a implantação, bem como as alterações ocorridas até o momento e a sua visão do sistema. A entrevista foi realizada com 21 proprietários, localizados nos municípios de Treze Tílias, Erval Velho, Água Doce, Luzerna, Salete, Rio do Campo, Iomerê, Xavantina, Videira, Catanduvas, Tangará, Ouro, Rio do Sul, Campos Novos e Alto Bela Vista. Todos os produtores responderam as mesmas perguntas em relação à utilização do Compost Barn na produção de leite. Os dados foram analisados de forma descritiva por meio de categorização e distribuição de frequência. O que se observa, independentemente de como o sistema foi instalado e conduzido, é que está em expansão na região Meio Oeste Catarinense e outras regiões do estado. Ao final da análise das respostas dos produtores é possível identificar a grande variação de porte entre as propriedades, bem como do dimensionamento. Porém o principal objetivo com a implantação do sistema, segundo os produtores é o aumento da produtividade da propriedade. Para a maioria das características avaliadas o sistema, embora com pouco tempo de utilização na região, apresenta melhorias de acordo com a condição dos produtores. Devido a tecnologia ter sido concebida em outra região do mundo, deve-se sempre preconizar muita cautela no planejamento, dimensionamento e construção do sistema. Fatores climáticos microrregionais devem ser avaliados anteriormente à instalação.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Lovatel, F. L., Krahl, G., Dias, K. M., & Rauber, L. P. (2017). O SISTEMA COMPOST BARN NA VISÃO DOS PECUARISTAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14993
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino