LITERATURA INFANTIL: A FORMAÇÃO LEITORA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Magali Beatriz Augusto Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Giovana Motta

Resumo

Estimular a formação leitora e a produção textual na Educação Básica, valorizando a literatura e sua riqueza cultural é o objetivo do projeto de estágio que será desenvolvido no segundo semestre de 2017, Cemei Dionísio Robaskewicz, Bairro Santa Gema,Videira, na sala do Pré Misto, com alunos de faixa etária de quatro e cinco anos e no ano seguinte na Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini, Bairro Santa Gema,Videira,com 2º ano do Ensino Fundamental. A necessidade de formar alunos leitores e escritores desde o início de sua educação escolar, perceber-se a importância da comunicação numa perspectiva de participação nas atividades cotidianas. Pretende-se favorecer o  processo de formação de leitores, valorizar o papel do professor, utilizar diversos recursos pedagógicos/didáticos durante a intervenção. O contexto escolar é um meio ímpar de estímulos e oportunidades que possibilita aos educandos o contato com os livros, o conhecer, o apreciar, o analisar, o gostar do texto literário, tornando- os futuros leitores e produtores de textos. Os fatores que podem auxiliar o aluno na sua formação leitora e produtora de textos serão construídos ao longo de sua trajetória escolar e estarão sempre ligados ao meio social, cultural e escolar. A literatura exerce papel fundamental no processo de escolarização pela sua natureza lúdica, possibilitando aos jovens leitores que possam ler, ainda que não convencionalmente, mas que interpretem e produzam textos de acordo com sua imaginação, criatividade e contexto.

Formação leitora. Produção Textual. Literatura Infantil. Aprendizagem. Criatividade e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Augusto, M. B., & Motta, G. (2017). LITERATURA INFANTIL: A FORMAÇÃO LEITORA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14941

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>