EFEITO DOS SHAKES EMAGRECEDORES NA MASSA CORPÓREA E INGESTÃO HÍDRICA DE RATOS WISTAR

Autores

  • Ana Carolina Dagort Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Dietas ricas em gordura e açúcares, sedentarismo, fatores genéticos e ambientais relacionados, são motivos de preocupação para a ciência uma vez que crescem os índices de indivíduos com sobrepeso e obesos. Estes comportamentos são considerados os principais fatores contribuintes para ocorrências de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Deste modo, surge o interesse nos tratamentos rápidos para emagrecer, muitas vezes sem conhecer seus efeitos colaterais ou adversos causados pelo uso prolongado. Produtos emagrecedores como os shakes são uma alternativa, porém, a falta de estudos comprobatórios da eficácia e efeitos fisiológicos a longo prazo é pequeno em virtude desta demanda. O objetivo da pesquisa foi conhecer os efeitos dos shakes emagrecedores nos parâmetros glicêmicos, lipídicos e hepatotoxicidade de seus consumidores. Estão sendo utilizados 40 animais (20 machos e 20 fêmeas) Wistar, divididos em cinco grupos: controle, controle shake, hipercalórico, hipercalórico+shake e hipercalórico+shake+enriquecimento. O tratamento terá a duração de 60 dias. Com os resultados parciais, pode-se observar que não houveram diferenças significantes na massa corporal dos grupos tratados com a ração hipercalórica e seus controles. Da mesma forma, após a administração dos shakes não houve diferença significante na redução da massa corpórea dos grupos. Quanto à ingestão hídrica, os grupos tratados com ração hipercalórica demonstraram redução significativa no consumo de água. Dados referentes aos parâmetros glicêmicos, lipídicos e hepatotoxicidade são a próxima etapa da pesquisa.

Palavras-chave: Obesidade. Shakes emagrecedores. Hepatotoxicidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Dagort, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê-SC.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Dagort, A. C., & Battiston, F. G. (2017). EFEITO DOS SHAKES EMAGRECEDORES NA MASSA CORPÓREA E INGESTÃO HÍDRICA DE RATOS WISTAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14936

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>