EFEITO DOS SHAKES EMAGRECEDORES NA MASSA CORPÓREA E INGESTÃO HÍDRICA DE RATOS WISTAR

Autores

  • Ana Carolina Dagort Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Dietas ricas em gordura e açúcares, sedentarismo, fatores genéticos e ambientais relacionados, são motivos de preocupação para a ciência uma vez que crescem os índices de indivíduos com sobrepeso e obesos. Estes comportamentos são considerados os principais fatores contribuintes para ocorrências de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Deste modo, surge o interesse nos tratamentos rápidos para emagrecer, muitas vezes sem conhecer seus efeitos colaterais ou adversos causados pelo uso prolongado. Produtos emagrecedores como os shakes são uma alternativa, porém, a falta de estudos comprobatórios da eficácia e efeitos fisiológicos a longo prazo é pequeno em virtude desta demanda. O objetivo da pesquisa foi conhecer os efeitos dos shakes emagrecedores nos parâmetros glicêmicos, lipídicos e hepatotoxicidade de seus consumidores. Estão sendo utilizados 40 animais (20 machos e 20 fêmeas) Wistar, divididos em cinco grupos: controle, controle shake, hipercalórico, hipercalórico+shake e hipercalórico+shake+enriquecimento. O tratamento terá a duração de 60 dias. Com os resultados parciais, pode-se observar que não houveram diferenças significantes na massa corporal dos grupos tratados com a ração hipercalórica e seus controles. Da mesma forma, após a administração dos shakes não houve diferença significante na redução da massa corpórea dos grupos. Quanto à ingestão hídrica, os grupos tratados com ração hipercalórica demonstraram redução significativa no consumo de água. Dados referentes aos parâmetros glicêmicos, lipídicos e hepatotoxicidade são a próxima etapa da pesquisa.

Palavras-chave: Obesidade. Shakes emagrecedores. Hepatotoxicidade

Biografia do Autor

Ana Carolina Dagort, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê-SC.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Dagort, A. C., & Battiston, F. G. (2017). EFEITO DOS SHAKES EMAGRECEDORES NA MASSA CORPÓREA E INGESTÃO HÍDRICA DE RATOS WISTAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14936

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa