A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM UM CURSO DE FISIOTERAPIA

  • Cláudia Elisa Grasel Unoesc
  • Chrystianne M. Firmiano Barros Saretto
  • Alessandra Tonello Discente do Curso de Fisioterapia/ACV/ Unoesc

Resumo

O debate sobre a docência no ensino superior na área da saúde tem se intensificado no sentido de promover uma experiência formativa que supere a pedagogia da transmissão e que utilize estratégias dialógicas e problematizadoras nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar, na percepção dos docentes, como as experiências pedagógicas inovadoras tem impactado na formação acadêmica de um curso de fisioterapia. Os professores têm sido sensibilizados, por meio da formação docente continuada e de debates no Núcleo Docente Estruturante (NDE) a incluir em suas aulas metodologias que estimulem a autonomia do estudante. Dentre as estratégias de ensino utilizadas estão: aprendizagem baseada em problemas, simulação realística, instrução por pares, entre outras. Diante das vivências percebe-se que as estratégias utilizadas são importantes e possibilitam o protagonismo dos estudantes, promovendo a criatividade e inovação, e sobretudo o desenvolvimento intelectual baseado em conceitos. Assim, torna-se importante propiciar condições de trabalho e de formação continuada aos docentes, para que os mesmos sejam capazes de ressignificar suas práticas, possibilitando espaços dialógicos, nos quais discentes e docentes sejam sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Frisa-se que a discussão sobre a pedagogia universitária deve ser ampliada, uma vez que, transformar o processo educativo se trata de um complexo desafio que requer mudanças nas concepções de educação e nas práticas de ensino, bem como nas relações entre docentes e discentes.

Palavras-chave:  Pedagogia universitária. Formação profissional em saúde. Inovações pedagógicas. 

Biografia do Autor

Cláudia Elisa Grasel, Unoesc
Docente da Área de Ciências da Vida
Chrystianne M. Firmiano Barros Saretto
Docente da Área de Ciências da Vida.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Grasel, C. E., Saretto, C. M. F. B., & Tonello, A. (2017). A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM UM CURSO DE FISIOTERAPIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14930
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino