A FORMAÇÃO DE VALORES NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL E DE DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Magali Beatriz Augusto Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Amabile Guedes Machado

Resumo

A formação de valores na educação básica é importante pelo fato da educação ser o elemento que o individuo utilizará para o desenvolvimento do seu ser social, ético e moral. A principal preocupação do projeto de estágiofoi a formação de valores e o respeito à diversidade cultural. A diversidade cultural, a pluralidade cultural e as diferenças étnico-raciais fazem parte das vivencias nos contextos escolares. Tendo em vista a questao das vivencias sociais e experiências proporcionadas para a formação do individuo, a pluralidade cultural existente no Brasil, e principalmente as existentes na cidade Videira- SC,  foram enfatizadas a formação do povo regional, e a influencia que as diferentes culturas tiveram nos valores ético-culturais locais. Projeto implementado no segundo semestre do ano de 2016 em um CEMEI de educação infantil do município de Videira- SC. E no primeiro semestre do ano de 2017 no ensino fundamental, em uma escola de Educação Básica da rede estadual de ensino de Videira. A realização da prática docente contou com diferentes praticas: rodas de conversas para a socialização de idéias e conceitos; contação de historias, literaturas de inclusão social e diversidade cultural;diferentes ritmos, apresentação de diferentes objetos oriundos das culturas afro, européias e indígena;musicalidade,roda de capoeira,degustação de comidas típicas.Pode-se afirmar que durante as atividades docentes desenvolvidas percebeu-se o interesse dos educandos e a formação de atitudes positivas em relação a pluralidade cultural e as relações étnico raciais no contexto escolar.

Diversidade Cultural. Relaçoes etnico raciais.Ensino.Aprendizagem. Cidadania. Formação de Valores.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Augusto, M. B., & Machado, A. G. (2017). A FORMAÇÃO DE VALORES NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL E DE DIVERSIDADE CULTURAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14918

Edição

Seção

Videira - Ensino