COMPORTAMENTO EM PASTEJO, CONSUMO DE FORRAGEM E PRODUÇÃO DE LEITE DE VACAS SOB DIFERENTES OFERTAS E ESTRUTURAS DE PASTAGEM DE JIGGS (CYNODON DACTYLON)

Autores

  • Maria Aldina Corrêa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gustavo Krahl

Resumo

O objetivo com o trabalho foi avaliar o comportamento ingestivo de vacas leiteiras em pastagem de Jiggs (Cynodon dactylon) com oferta de > 15% e Azevém (Lolium multiflorum) com ofertas de 3 e 7% em relação ao peso vivo, a partir de metodologia alternativa. Foram utilizadas seis vacas com peso vivo médio 441±15,5, três na coleta com Jiggs e três na coleta com Azevém. Foi avaliado peso dos bocados, número de bocados registrados via monitoramento sonoro, e a partir destes foi determinada a taxa de ingestão. A distância percorrida pelo animal dentro do piquete mensurada com auxílio de equipamento de GPS. Os resultados obtidos para cada parâmetro avaliado foram submetidos ao teste de normalidade e posteriormente à análise de variância. As variáveis analisadas na pastagem e comportamento dos animais, comparadas pelo teste de Tukey. Posteriormente os dados gerados a partir das ofertas de 3% e >15% foram comparadas a oferta de 7% (considerada adequada) pelo teste de Dunnett. Os métodos usados para a verificação de deslocamento e definição das atividades de pastejo se mostram promissores para serem utilizados na definição de metas de manejo da pastagem. Os equipamentos de GPS não influenciaram nas diferenças de deslocamento dos animais e para análise dos movimentos mandibulares a análise deve compreender a visualização com concomitante audição. Os animais apresentam comportamento em pastejo inadequado tanto em baixas quanto altas ofertas e alturas das pastagens de Azevém e Jiggs, quando comparados a oferta e altura consideradas adequadas em pastagem de Azevém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Corrêa, M. A., & Krahl, G. (2017). COMPORTAMENTO EM PASTEJO, CONSUMO DE FORRAGEM E PRODUÇÃO DE LEITE DE VACAS SOB DIFERENTES OFERTAS E ESTRUTURAS DE PASTAGEM DE JIGGS (CYNODON DACTYLON). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14911

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>