PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Carla Cazella, Unoesc - Chapecó-SC
  • Gean Maestri
  • Rômulo Baldissera
  • Carla Basso
  • Sergio Migliorini

Resumo

No universo das pequenas empresas, o planejamento estratégico é usado para garantir um processo de interação com o ambiente, que permite o estabelecimento e a busca de objetivos além de desenvolver potencialidades e orientar para um melhor aproveitamento dos recursos até então desconhecidos por essas empresas, que apresentam deficiências de gestão, tornando-se vulneráveis ao mercado em constante mudança. Assim, é necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa, adequando as características de gestão das pequenas empresas. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver o planejamento estratégico como ferramenta de gestão, trazendo diferencial e eficácia para as pequenas empresas. A partir de uma revisão bibliográfica e da coleta de dados por meio de questionário e análise documental foi adaptado à pequena empresa um roteiro simplificado de implantação do planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão. A pesquisa atentou-se para a importância da pequena empresa num contexto econômico e social, e a falta de processos administrativos específicos que as ajudem a competir e conquistar mercados. Concluiu-se que com a implantação e acompanhamento, o planejamento estratégico realmente pode ser uma ferramenta de gestão que traga estabilidade, eficiência e eficácia a pequena empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cazella, Unoesc - Chapecó-SC

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Cazella, Unoesc - Chapecó-SC, C., Maestri, G., Baldissera, R., Basso, C., & Migliorini, S. (2017). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14854

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)