CONFLITO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES: IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS

Autores

  • Carla Cazella, Unoesc - Chapecó-SC
  • angelita TOMCHAK
  • Sayonara Teston
  • Alexandre Bonan

Resumo

O propósito central do artigo foi investigar os conflitos interpessoais nas relações humanas no ambiente do trabalho, objetivando identificar como ocorre o processo do surgimento de conflitos bem como seus impactos no desempenho individual. O relacionamento interpessoal no trabalho é algo desafiador para lideres e gestores, que em muitos aspectos sentem-se desorientados diante destas situações. Na pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico do tema, investigando a importância das organizações conhecerem as possibilidades que as teorias apontam como forma de gerenciar conflitos através de ferramentas como planejamento estratégico e avaliação de desempenho. Utilizou-se como metodologia a análise documental de avaliações individuais e observação do grupo no ambiente de trabalho. O grupo foi formado por 13 pessoas de uma unidade do ramo do agro-negócio de grande porte, cabe ressaltar que não será mencionado o nome da empresa por solicitação da mesma. Para concluir, ao consultar as teorias abordadas, observa-se que, para a situação conflitante não se pode ter uma estratégia única, mas sim um conjunto de parâmetros com bases nas ocorrências anteriores e realizar um plano de ação como definição para a tomada de decisão com métodos de interação mediando o ato. Pois ao tomar a decisão em ceder as pressões individuais, fazem com que seja resolvido o problema momentaneamente, postergando substancialmente a decisão necessária para o conflito.Percebe-se fortemente a necessidade em disseminar a cultura da cooperação dentro das equipes observadas.

Biografia do Autor

Carla Cazella, Unoesc - Chapecó-SC

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (2008), Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002)CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos e ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional. Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC desde 2012, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE Institucional do Curso de Administração da UNOESC. Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Planejamento Estratégico , Comportamento Organizacional e Negoiação. Professora Tutora na Unoesc Virtual. Membro do Núcleo do Jovem Empreendedor - ACIC Chapecó , Membro da CDL Jovem Chapecó-SC.Em 2012 coordenou a implantação da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó/SC.Membro do Comitê Gestor do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Campus de Chapecó -SC. Sócia da Asta Assessoria para Preparação de Sucessores de Empreendimentos Familiares:

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Cazella, Unoesc - Chapecó-SC, C., TOMCHAK, angelita, Teston, S., & Bonan, A. (2017). CONFLITO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES: IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14833

Edição

Seção

Chapecó - Ensino