Razões da evasão de alunos: Um estudo na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

  • Juliano Danilo Spuldaro Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Natalia Airana Cevey Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Aristides Cimadon

Resumo

Resumo: O Planejamento estratégico da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) prevê como um dos objetivos a ser atingido, a redução do índice de evasão. Nesse sentido, observou-se a importância da realização do presente projeto de pesquisa que buscou identificar os fatores causadoras da evasão, de acordo com a literatura a respeito do assunto. Cabe observar que se entende por evasão para fins do presente trabalho, o abandono dos estudos de um determinado curso superior pelo estudante regularmente matriculado.

Buscou-se identificar as razões da evasão de alunos em cursos de graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc. Para tanto, foi executado um levantamento que resultou em 41 respostas. O universo pesquisado foi de 754 alunos que evadiram no ano de 2014 e não regressaram à instituição até o final de 2016. O questionário utilizado foi composto principalmente de questões fechadas baseadas em pesquisas anteriores, mas também continha questões abertas. Os resultados apontaram para a predominância do fator financeiro como razão da evasão, o que corrobora estudos anteriores em universidades similares. Fatores pessoais ficaram  em segundo lugar e os motivos e fatores relacionados à características e condições da universidade foram colocados como os que menos influenciaram na evasão do aluno. Em função do baixo número de respostas, não se pode generalizar os resultados, porém instigam-se novas pesquisas nesta linha que expliquem os determinantes da evasão de forma válida para toda a amostra, bem como pesquisas que detectem eventuais nuances desta relação.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Spuldaro, J. D., Cevey, N. A., & Cimadon, A. (2017). Razões da evasão de alunos: Um estudo na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14811
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa