PROESDE: PERCEPÇÃO SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Kethleen da Silva Motta Unoesc
  • Pricilla da Silva da Costa Unoesc
  • Josiane Aparecida de Jesus Unoesc
  • Lucivani Gazzóla Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

O Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) é um curso de extensão que promove a qualificação dos estudantes das licenciaturas em relação a educação básica e a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, disponibilizando a concessão de bolsas de estudo para os participantes.  O objetivo do programa é qualificar os estudantes das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica, de forma articulada entre os cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior e das unidades escolares públicas de educação básica. O curso de extensão possui carga horária de 200 horas, desenvolvidas durante dois semestres letivos, e sua estrutura compreende encontros presenciais para estudos na instituição de ensino superior, atividades em ambiente virtual e pesquisas nas escolas. Neste programa os acadêmicos desenvolvem um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva das temáticas da Proposta Curricular, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e as atividades desenvolvidas nas escolas. Ao término do primeiro semestre os acadêmicos percebem que o curso tem possibilitado a aproximação com o âmbito escolar e também com os conhecimentos fundamentados na Proposta Curricular. O Proesde tem contribuído para a formação acadêmica, construindo conhecimentos mais aprofundados sobre a escola e sobre os conteúdos da Proposta Curricular, agregando saberes e práticas associados aos conteúdos oriundos da Universidade, o que possibilita a qualificação acadêmica e profissional dos envolvidos no Programa. 

Biografia do Autor

Kethleen da Silva Motta, Unoesc

Curso de Educação Física, Joaçaba

Pricilla da Silva da Costa, Unoesc

Curso de Educação Física, Joaçaba

Josiane Aparecida de Jesus, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Lucivani Gazzóla, Unoesc

Área das Ciências das Humanidades

Marly Baretta, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Motta, K. da S., Costa, P. da S. da, Jesus, J. A. de, Gazzóla, L., & Baretta, M. (2017). PROESDE: PERCEPÇÃO SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14723

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa