ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DE BAIXA RENDA DE CHAPECÓ-SC

Autores

  • Susana Padoin
  • Rogério da Silva Camargo
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Ao longo do processo de formação acadêmica, o estágio é fundamental para que haja associação entre a teoria e prática, além de conhecer a realidade do local de trabalho e suas condições físicas. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo apresentar reflexões acerca do estágio realizado em uma escola de Chapecó-SC. Em seu decorrer, observou-se algumas situações que despertaram a atenção: roubo da pasta com os materiais da professora de sala, não sendo possível localizar seu paradeiro; uso de palavrões durante as aulas era comum entre os alunos, não havendo a intervenção educativa nestas situações; não era exigido uniforme adequado para as aulas de educação física e a participação dos alunos, resultando na presença de uma pequena parcela das meninas; havia resistência à prática de outras atividades que não fosse o futebol, uma vez que o professor deixava os alunos à vontade nas aulas; o espaço físico para as aulas era sem cobertura, o que dificultava em dias chuvosos, tendo que ficar em sala de aula jogando xadrez, ping-pong ou uno; os materiais eram escassos e a maioria deteriorado, de modo que não tinham bolas de futebol e voleibol, apenas uma de handebol e algumas de basquetebol; para a participação dos alunos nas aulas a estagiária fez um combinado, no qual os últimos dez minutos da aula eram disponíveis para jogarem futebol, no entanto, para isso, deveriam participar das atividades propostas nos primeiros 35 minutos da aula. Diante do que foi observado, aponta-se a necessidade imediata açães multidisciplinares, no sentido real de disciplina, frente aos alunos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Padoin, S., Camargo, R. da S., & Zawadzki, P. (2017). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DE BAIXA RENDA DE CHAPECÓ-SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14721

Edição

Seção

Chapecó - Extensão