CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE CÉLULA ANIMAL NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jackson Fábio Preuss Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A Biologia é uma área dinâmica de pesquisa que é fundamental para todas áreas biológicas. Sabe-se que o estudo das células está no currículo dos cursos de Educação Física e tem servido como base para o entendimento dos processos que ocorrem em um organismo como um todo. O desafio para o professor é facilitar a construção do conhecimento científico, com a finalidade de ensinar-lhes conceitos e processos. Para tanto, o professor pode utilizar estratégias que permitam ao aluno aprender de forma a se tornar sujeito ativo da sua própria aprendizagem. Dessa forma objetivou-se relatar a experiência do uso modelos tridimensionais de células animais, como alternativa de ensinar alguns conceitos sobre citologia para 35 estudantes em um componente curricular de Biologia, do curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. Ficou evidente a importância do modelo citológico didático no ensino de biologia, pois a partir dessa abordagem diferenciada os educandos puderam desenvolver a capacidade de compreensão e aplicação dos conceitos relacionados as principais estruturas moleculares que compõe a célula, associando o papel biológico destas estruturas com a atividade física numa visão teórica e prática. Destaca-se que construção e uso modelos tridimensionais como recurso didático despertou o interesse dos alunos, pois o tamanho, o uso das cores fortes e a seleção do material diferenciado permitiram aos alunos participação ativa do processo de alfabetização científica, desenvolvendo com entusiasmo a atividade proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Fábio Preuss, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Andréa Jaqueline Prates Ribeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física, Mestrado em Ciência do Movimento Humano, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Preuss, J. F., & Ribeiro, A. J. P. (2017). CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE CÉLULA ANIMAL NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14720

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>