REVISÃO SOBRE O PROTOCOLO DE 1RM UTILIZADO NA LITERATURA CIENTÍFICA

  • Susana Padoin
  • Mônica Raquel Sbeghen
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

O teste de uma repetição máxima (1RM) consiste em um protocolo simples, prático e de baixo custo. No entanto, a literatura traz uma ampla diversidade a respeito desse teste e seus minunciosos detalhes. Em razão disso, instigou-se a realização do estudo, com o objetivo de revisar os protocolos de 1RM e seus componentes. Dessa forma, foi realizada a busca de artigos nas bases de dados eletrônicas SciELO e Google Acadêmico entre 2005 e 2017. As palavras-chave utilizadas foram: ''repetição máxima'', ''protocolo de 1RM'' e ''teste de 1RM''. Foram excluídos os artigos cujo os participantes  apresentassem quaisquer lesões osteomioarticulares ou doenças. Foram encontrados 22 estudos, sendo 20 brasileiros, um francês e um americano. Os participantes selecionados foram crianças, jovens e adultos, sedentários, atletas e sujeitos ativos. A maioria já estava familiarizado com os exercícios. Constatou-se que a maioria dos estudos apresentou aquecimento geral  no pré-teste para determinação de 1 RM; intervalo de descanso entre as tentativas oscilou de 30 segundos a seis minutos; as tentativas para encontrar a carga equivalente a 1 RM, variou entre duas e seis; e os exercícios escolhidos para determinar 1 RM compreendeu membos superiores e inferiores, como por exemplo, supino reto, inclinado e declinado, puxada frente,  rosca direta, tríceps, voador, leg press, agachamento guiado, cadeira extensora e mesa flexora. Conclui-se que, pese sua grande aplicabilidade, ainda faltam evidências suficientes em razão do baixo peso amostral utilizados nos estudos e da grande variedade procedimental.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado
13-09-2017
Como Citar
Padoin, S., Sbeghen, M. R., & Zawadzki, P. (2017). REVISÃO SOBRE O PROTOCOLO DE 1RM UTILIZADO NA LITERATURA CIENTÍFICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14713
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa