ANÁLISE DA CURVA DA CREATINA QUINASE DURANTE A RECUPERAÇÃO APÓS PROTOCOLO TABATA EM CICLISTAS

Autores

  • Luiz Carlos Tusset
  • Susana Padoin
  • Mônica Raquel Sbeghen
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Exercícios de alta intensidade e curta duração parecem induzir o aumento dos níveis séricos de Creatina Quinase (CK), uma vez que os danos mecânicos gerados na membrana celular do músculo são responsáveis pela perda da integridade das mesmas. Dessa forma, o objetivo do estudo foi verificar a curva de recuperação da CK aos níveis basais de forma aguda, após uma sessão do protocolo Tabata em bicicleta com rolo estacionário. Participaram dez ciclistas do sexo masculino (30,95 ± 6,46 anos; 80,07 ± 9,04 Kg; 177,1 ± 6,84 cm), submetidos a oito séries de 20 segundos, em intensidade máxima, com dez segundos de recuperação ativa entre elas. O sangue venoso foi coletado no dia anterior ao teste, pré-teste, imediatamente após o teste, pós 1 h, 12 h, 24 h, 48 h e 72 h, totalizando oito coletas. A Percepção Subjetiva de Esforço relatada pelos sujeitos ao final do exercício oscilou entre 17 e 20. Constatou-se que o pico da curva da CK se deu imediatamente após o exercício, apresentando diferença significativa (p<0,05) nas coletas pós-teste, pós 1 h e 12 h, retornando aos níveis basais entre 48 h e 72 h, apontando dessa forma um possível momento ideal para a aplicação de um novo estímulo musculoesquelético. Com base nos resultados pode-se concluir que o protocolo Tabata causa alterações nas concentrações de CK.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Tusset, L. C., Padoin, S., Sbeghen, M. R., & Zawadzki, P. (2017). ANÁLISE DA CURVA DA CREATINA QUINASE DURANTE A RECUPERAÇÃO APÓS PROTOCOLO TABATA EM CICLISTAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14712

Edição

Seção

Chapecó - Ensino