DESCOBRINDO A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Autores

  • Ester Berto

Resumo

A literatura infantil constitui-se como uma das metodologias mais encantadoras que se encontra ao alcance do educador. Ela tem o poder de confrontar a fantasia com a realidade, levando a criança à comparação de fatos expostos nos textos e que por inúmeras vezes estão presentes no seu dia a dia, facilitando assim o enfrentamento de problemas, buscando soluções inspirado nos personagens que compõem a história, despertando nela uma nova relação com os mais diversos sentimentos, e contribuindo para a formação de leitores efetivos. Para tanto, é imprescindível motivar os educandos a ter momentos de leitura prazerosos, trabalhando com textos que tragam um significado para sua realidade, e neste sentido a escola exerce um papel fundamental já que é em seu espaço que o aluno adquire a habilitação inicial na prática da leitura. Diante disso, este projeto objetiva colocar os educandos em contato direto com obras que fazem parte da literatura infantil brasileira, oportunizando-os conhecer um pouco mais da vida e trajetória dos autores que integram o cenário literário nacional, enfatizando a importância e a beleza que permeiam nossa cultura. Para tanto utiliza-se de textos de diversos escritores como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Beatriz Carvalho e Eloí Bocheco, desenvolvendo não apenas o ato de contar histórias, mas de propor atividades que envolvem o reconto e a criação de novos textos baseados nos que são utilizados em aula, aproveitando para isso os mais diversos espaços disponíveis no ambiente escolar.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Berto, E. (2017). DESCOBRINDO A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14709

Edição

Seção

Videira - Ensino