DIAGNÓSTICO DA FAUNA SILVESTRE ATENDIDA PELO NÚCLEO DE ESTUDOS EM VIDA SELVAGEM (NEVS), NO ANO DE 2016.

Autores

  • Jackson Fábio Preuss Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Daniele Cristine Beuron Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A fauna consiste no conjunto de espécies animais de um determinado país ou região, tanto selvagens como domesticados. Este trabalho objetiva analisar os dados obtidos referente a fauna silvestre oriunda da Polícia Militar Ambiental e população da região de São Miguel do Oeste, estado de Santa Catarina e atendida pelo Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS), visando identificar as espécies ameaçadas de extinção, e quantificar os grupos mais apreendidos/atendidos. O NEVS busca promover debates e desenvolver estudos ecológicos, afim contribuir para a elevação dos conhecimentos relacionados ao manejo e a proteção de animais selvagens. Durante esse período, foram atendidos 41 animais, 28 indivíduos (68,26%) foram da Classe Aves; 9 (21,95%) da Classe Mammalia e 6 (14,63%) da Classe Reptilia. Ao todo, 23 animais foram encaminhados pela PM Ambiental, consequentemente, 18 tiveram como origem entregas voluntárias pela população da região. Foram identificados duas espécies constantes na nova lista oficial de animais ameaçados de extinção (Trachemys dorbigni e Mazama nana). É valido salientar que o NEVS atua de forma voluntaria no tratamento e resgate de animais apreendidos e vítimas da ação humana do extremo oeste de Santa Catarina. Trabalhamos junto aos órgãos competentes no tratamento e encaminhamento dos animais que não são aptos a soltura para criadouros ou zoológicos devidamente licenciados por essa instituição.

Biografia do Autor

Jackson Fábio Preuss, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Daniele Cristine Beuron, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Médica Veterinária. Mestra em Medicina Veterinária, Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Preuss, J. F., & Beuron, D. C. (2017). DIAGNÓSTICO DA FAUNA SILVESTRE ATENDIDA PELO NÚCLEO DE ESTUDOS EM VIDA SELVAGEM (NEVS), NO ANO DE 2016. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14684

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão