APLICAR FOTOTERAPIA É EFETIVO NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR? SÍNTESE DE REVISÕES SISTEMÁTICAS

Autores

  • Susana Padoin
  • Mônica Raquel Sbeghen
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

No mundo esportivo, pequenas diferenças no desempenho são capazes de discernir o sucesso do fracasso, o que mostra a necessidade de um planejamento efetivo do treinamento. Entre todos os aspectos relacionados, a readaptação ao esforço rápida permite que os objetivos de rendimento sejam atingidos em menos tempo. A fototerapia surge como um método de recuperação não invasivo e de relativo baixo custo. Entretanto, por se tratar de um tema novo, o presente estudo teve como objetivo sintetizar as conclusões de artigos de revisão sistemática para avaliar eficácia e eficiência dos protocolos utilizados. Foram encontrados quatro estudos, sendo três revisões sistemáticas com metanálise e um de revisão sistemática. Destes, um provindo dos EUA e três do Brasil, e três destes quatro abordaram estudos clínicos randomizados. Os participantes envolvidos eram homens e mulheres praticantes de voleibol, futsal, futebol, ativos ou com doença pulmonar obstrutiva crônica. Conclui-se que o método de recuperação por meio da fototerapia apresenta vantagens quando aplicado anteriormente ao exercício, melhorando o desempenho físico do indivíduo, acelerando a recuperação, preservando o tecido contra o músculo lesionado, melhorando o desempenho no músculo no decorrer do exercício, aumentando a eliminação do lactato sanguíneo e reduzindo a CK e a PCr pós-exercício. Contudo, para tratar a dor muscular tardia, sua eficácia foi limitada. Dessa forma, acredita-se que sua utilização no meio esportivo reduz o dano muscular, e consequentemente, o tempo de recuperação.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Padoin, S., Sbeghen, M. R., & Zawadzki, P. (2017). APLICAR FOTOTERAPIA É EFETIVO NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR? SÍNTESE DE REVISÕES SISTEMÁTICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14649

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa