PERCEPÇÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO NO PRONTO-SOCORRO DO HOSPITAL MUNICIPAL FREI ROGÉRIO EM TANGARÁ (SC)

Autores

  • Sidnei Grígolo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vanesa Perosa Bazzen unoesc

Resumo

As organizações, de maneira geral, buscam o sucesso de forma contínua. Para isso devem atender as necessidades de clientes cada vez mais críticos e predispostos a inovações. Neste sentido, o presente estudo busca investigar a percepção da qualidade no pronto-socorro de um hospital que possui vínculo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e, posteriormente, sugerir mudanças possíveis para melhoria de seus serviços. A pesquisa foi realizada no pronto-socorro do Hospital Municipal Frei Rogério de Tangará (SC). Para a elaboração da pesquisa foram aplicados 40 questionários no mês de setembro de 2016, aos pacientes pertencentes aos municípios de Tangará, Pinheiro Preto, Ibiam e Ibicaré (SC), após serem atendidos no pronto- socorro do Hospital Municipal Frei Rogério. Também, no mês de agosto do mesmo ano, foram aplicados 33 questionários aos colaboradores do hospital. Os resultados encontrados constituem, em sua maioria, percepções parecidas e positivas, em contraponto às necessidades de melhorias no que diz respeito à demora ao atendimento, melhorias nos processos internos, na qualificação dos colaboradores, além de fatores que dizem respeito à estrutura física e de equipamentos. A partir destes resultados, foram realizadas recomendações de melhorias através do aperfeiçoamento da organização, visando à excelência na qualidade dos serviços prestados.

Biografia do Autor

Sidnei Grígolo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor, Mestre em Administração pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Blumenau-SC (2014). Especialista em Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc ? Videira (1998), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc - Videira (1996). Professor titular da UNOESC - Campus de Videira dos cursos de graduação de Administração e afins. Diretor de Pesquisa, pós Graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de Videira (2015 - atual). Coordenador do curso de administração (2013 ? 2015) Na Unoesc, campus de Videira. Coordenador de projetos e pesquisa (2004 - 2011). Membro do núcleo docente estruturante do curso de administração. Membro do Conselho de Gestão da Universidade. Consultor de empresas nas áreas administrativas/organizacionais e RH. Auditor interno da norma ISO9001.Professor de Pós-graduação.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Grígolo, S., & Bazzen, V. P. (2017). PERCEPÇÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO NO PRONTO-SOCORRO DO HOSPITAL MUNICIPAL FREI ROGÉRIO EM TANGARÁ (SC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14615

Edição

Seção

Videira - Ensino