LUDICIDADE NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM: UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc
  • Fabiana Michelle Schauble MACIEL Unoesc
  • Denise Faust de Oliveira

Resumo

A ludicidade, apesar de ter um grande potencial de encantamento, ainda é, muitas vezes, desvalorizada ou não é devidamente abordada no contexto escolar. Nesta perspectiva desenvolveu-se a partir do processo de estágio no Curso de Pedagogia o estudo com base na temática Ludicidade no contexto da Aprendizagem: uma forma divertida de aprender. Objetivou-se identificar as contribuições da ludicidade no processo de ensino aprendizagem. Justifica-se a proposição abordada por entender que atividade lúdica é reconhecida como meio de fornecer a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem. O estudo classifica-se como qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo desenvolveu-se com base nas práticas pedagógicas realizadas nos estágios de Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão escolar, no Curso de Pedagogia. Conclui-se que quando o planejamento do professor organiza-se a partir de situações lúdicas, torna-se possível construir situações de aprendizagens ricas, prazerosas, que favorecem a interação e a construção de saberes, gerando aprendizagens. Pode-se afirmar que a ludicidade é aliada importante no processo de ensino e aprendizagem, facilitando a mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., MACIEL, F. M. S., & Oliveira, D. F. de. (2017). LUDICIDADE NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM: UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14604

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>