A LUDICIDADE ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Luana Vieceli Pedagogia Unoesc - Videira
  • Geraldo Vieceli Pedagogia Unoesc - Videira
  • Janice Arioti

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo demonstrar que a matemática pode ser trabalhada de maneira lúdica, através de práticas que envolvam o cotidiano dos discentes, fazendo com que estes busquem ampliar seus conhecimentos e assim tornarem-se mais autônomos e saibam resolver os problemas que os cercam. Iniciu-se com  a construção do mercadinho do saber, a partir de embalagens recicláveis com seus respectivos valores e os dinheirinhos, fazendo com que os discentes tivessem o contato com a matemática de modo divertido e prazeroso, sendo os coautores de seu próprio aprendizado. Desenvolveram relações interpessoais, adquirindo novas habilidades e interpretações acerca do raciocínio lógico e resolução de problemas, gerando grandes expectativas e com isso a participação ativa das crianças. Desse modo a matemática pôde ser vista a partir de outros olhares, e não mais como o tabu de que é algo extremamente complexo e sim, que se trabalhada de modo desafiador e lúdico pode ser uma disciplina encantadora.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Vieceli, L., Vieceli, G., & Arioti, J. (2017). A LUDICIDADE ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14594

Edição

Seção

Videira - Extensão