AS VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Adriana Moreira UNOESC
  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

O presente resumo, destaca a importância do PIBID- Programa de Iniciação à Docência como um projeto que oportuniza o contato das acadêmicas bolsistas no espaço escolar, permitindo a vivência e a  compreensão de como funciona a dinâmica da escola. Apresenta como objetivo, identificar a importância e contribuição do PIBID no contexto escolar, a partir das vivências e das “boas práticas”.  As alunas bolsistas, desenvolvem como “aprendizes de professores”, projetos que contribuem para a formação profissional e que visam favorecer a construção do conhecimento dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, do GEM Dep. Waldemar Rupp, de Campos Novos.  O programa acontece 8 horas por semana, onde são atendidos, de forma individualizada e pequenos grupos, alunos que apresentam defasagens de aprendizagem no letramento e numeramento. As bolsistas, sob a orientação da  coordenadora e supervisora do programa, planejam e desenvolvem projetos e materiais para atender essas necessidades. As crianças com baixo rendimento,   participam do programa no horário escolar e também na opção do contra turno. Desenvolvem atividades, utilizando-se de material concreto e lúdico,  preparados pelas bolsistas que visam a superação das dificuldades. São atendidos semanalmente aproximadamente 190 alunos. Considerando os resultados obtidos, em relação a superação das dificuldades dos alunos da escola, pode-se destacar a relevância e contribuição do programa com o aprendizado no contexto escolar e a necessidade da continuidade do programa na unidade de ensino.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Moreira, A., & Albuquerque, J. B. (2017). AS VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14589
Edição
Seção
Joaçaba - Extensão