PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PARTICULARES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc
  • Luana Vilmara Hetkowski Unoesc

Resumo

Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever a percepção de estudantes e professores do ensino médio de escolas particulares sobre o processo de inclusão de alunos com problemas de aprendizagem. Quanto ao método a pesquisa foi aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e quanto aos procedimentos teve uma etapa exploratória e outra de estudo de caso. Participaram da pesquisa 1 (um) aluno do Ensino Médio com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH e uma Psicopedagoga que atua diretamente com alunos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem, ambos de uma escola particular de uma cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina. Como instrumento de coleta de dados dois modelos de entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os alunos com problemas de aprendizagem têm sido tratados de forma igualitária, mas que tal fato nem sempre atende as reais necessidade de aprendizagem do educando. Também se evidenciou a limitação no que tange a formação e capacitação do corpo docente para atuar na educação de alunos com problemas de aprendizagem. Conclui-se que é muito importante ouvir os agentes do processo de ensino e aprendizagem como forma de evidenciar as limitações do processo educativo na perspectiva de aprendermos mais e sobretudo, vislumbrar possíveis modificações que possam garantir o pleno direito a educação a todos.

Publicado
13-09-2017
Como Citar
Mena Barreto, D. B., & Hetkowski, L. V. (2017). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PARTICULARES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14568
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa