EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Marco André Serighelli

Resumo

O presente estudo refere-se à educação ambiental e sustentabilidade na educação básica, trata-se do relatório dos resultados do estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia. É fundamental a conscientização do ser humano, quanto ao seu modo de ser e agir no meio ambiente.  As crianças precisam compreender a educação ambiental como um modelo de comportamento. A prática buscou propiciar as crianças da educação infantil e ensino fundamental, ações e atitudes com vistas ao cuidado do meio ambiente e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis, promovendo um olhar atento as questões ambientais, numa perspectiva de uma melhor qualidade de vida para todos. O projeto atendeu várias etapas, observação para a identificação da problemática, construção de planos de intervenção e a prática docente.  A escola é um lugar apropriado para a abordagem do tema sobre em questão, pois pode ser trabalhado de forma interdisciplinar através dos conhecimentos que cada criança já tem, por meio de interações sociais e atividades diversas. Um estudo nessa perspectiva possibilita conhecimentos sobre práticas cotidianas com vistas a um entendimento melhor das questões ambientais e de sustentabilidade. Este por sua vez oportunizou o contato da criança com a natureza para o exercício da preservação do meio ambiente, buscando assim a redução dos problemas ambientais bem como a preservação dos recursos naturais. A ação sustentável tem como característica ser um processo no qual não coloca em risco os recursos naturais, obtendo assim a garantia de um mundo melhor das gerações futuras.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Serighelli, M. A. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14557
Edição
Seção
Videira - Ensino