SENSIBILIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE VALORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Marco André Serighelli

Resumo

A educação infantil e bem como o ensino fundamental I possuem grande importância na formação social da criança, pois é nessa fase da escolarização onde sai do seio familiar e adentra em um novo mundo de descobertas. Cada indivíduo por sua vez traz em sua bagagem histórica a cultura constituída em ambiente familiar. O ambiente escolar é um espaço de socialização de diversas culturas. Trabalhar a partir da sensibilização para a prática de valores é essencial, além de direito do educando. Dessa maneira, o trabalho que ora se apresenta volta-se para o campo dos valores, fundamentais à boa convivência entre indivíduos, que visa o respeito à diversidade bem como o estímulo ao trabalho em equipe, cooperação e sensibilização da prática de atitudes cooperativas. Os planos de aula objetivaram a sensibilização sobre a prática de valores. Promovendo a experimentação de situações cotidianas e atividades nas quais os alunos puderam vivenciar momentos de atitudes colaborativas, de respeito às diferenças, e de se colocar no lugar do outro. Estes momentos sempre mediados pela professora estagiaria, com vistas a atender os objetivos. Para tanto, se pode evidenciar a real complexidade do trabalho docente voltado aos valores, uma vez que encontramos em algumas realidades a falta de estrutura familiar e ainda a vulnerabilidade social, deixando alunos e alunas em situações favoráveis a diferentes tipos violência.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Serighelli, M. A. (2017). SENSIBILIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE VALORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14553

Edição

Seção

Videira - Ensino

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