ANÁLISE COMPARATIVA DE DADOS PSICOSSOCIAIS ENTRE USUÁRIOS DE DROGAS DE UMA UNIDADE PRISIONAL DE CHAPECÓ (BRASIL) E OUTRA DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

Autores

  • Fábio Augusto Lise Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Alisson Junior Cozzer Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Este é um estudo comparativo que visa analisar características psicossociais voltadas à dimensão do uso de drogas no contexto penitenciário do Brasil e de Moçambique. Esta pesquisa contou com o apoio do Fundo de apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), edital nº 56/UNOESC e trata-se de uma pesquisa de desenho qualitativo descritivo, onde se realizou a categorização de dados coletados por questionários com 16 participantes brasileiros e 24 participantes Moçambicanos. Os dados foram registrados logo após sua coleta o que possibilitou a análise a partir do método de análise de conteúdo. Concluiu-se que ambos os países – Brasil e Moçambique – possuem uma série de similaridades no que tange o uso de drogas e o sistema prisional, entre elas destaca-se: o nível de escolaridade dos detentos; o momento de início de utilização de drogas que acontece na fase da adolescência; a predominância do uso da maconha e de outras substâncias simultaneamente; e o que é de especial importância que em ambos os contextos os usuários de psicotrópicos não se consideram dependentes químicos. As conclusões do estudo sugerem que a dificuldade de acesso à educação se configura em uma problemática que contribui para graves problemas, destacando entre eles a exclusão social que leva ao aumento da população carcerária. Sendo assim, esta pesquisa destaca a necessidade de se implementar estratégias interventivas e políticas públicas que visem à prevenção do uso/abuso de drogas e do encarceramento ainda na adolescência em ambos os países.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Lise, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Alisson Junior Cozzer, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Acadêmico do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Lise, F. A., & Cozzer, A. J. (2017). ANÁLISE COMPARATIVA DE DADOS PSICOSSOCIAIS ENTRE USUÁRIOS DE DROGAS DE UMA UNIDADE PRISIONAL DE CHAPECÓ (BRASIL) E OUTRA DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14487

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa