ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: O DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO EDUCATIVO COMO RECURSO COMPLEMENTAR NO ENSINO DA ODONTOLOGIA

Autores

  • Mariana Machado Teixeira de Moraes Costa UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Marta Diogo Garrastazu UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Andrea Gallon UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Angela Maria Tomasi UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Ana Claudia Ramos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Catiane Moterle UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Laura Chiamulera UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Marina Andreoni Boneto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Maria Eduarda Toneto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Margarete Pedroso Benemann UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Paulina Ngudimbua Mateso UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Sabrina Cavalheiro UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

As questões sobre acessibilidade estão sendo cada vez mais abordadas em âmbito nacional, de forma que a sociedade perceba a necessidade de uma readequação estrutural e pessoal na busca pela igualdade entre os indivíduos. Todo cidadão tem o direto à educação, saúde, lazer e trabalho, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Algumas conquistas neste sentido já estão em andamento, como a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS - Lei no 10.436/02), como também às normas da ABNT (NBR 9050/94). No entanto, ainda é um grande desafio promover a acessibilidade e uma adequada qualidade de vida a todos os cidadãos. Neste sentido, o ensino da odontologia e a formação de profissionais capacitados dentro desta abordagem inclusiva deve estar diretamente inserida neste contexto. Sendo assim, o projeto “Acessibilidade” foi apresentado no VIII Fórum Científico de Estudos em Pacientes Especiais, por acadêmicos de Odontologia da UNOESC – Joaçaba, com objetivo de identificar barreiras que poderiam ser encontradas diariamente por uma pessoa com alguma deficiência. Para isto, foi realizado um vídeo com simulações em pontos específicos da Universidade e de estabelecimentos comerciais locais, como acesso ao transporte público, edificações, elevadores, rampas, calçadas e banheiros. A confecção e o emprego destes vídeos no processo educativo vêm se tornando um recurso importante, uma vez que proporciona metodologias mais dinâmicas, envolvendo os alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Mariana Machado Teixeira de Moraes Costa, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Marta Diogo Garrastazu, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Andrea Gallon, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Angela Maria Tomasi, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Ana Claudia Ramos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Catiane Moterle, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Laura Chiamulera, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Marina Andreoni Boneto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Maria Eduarda Toneto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Margarete Pedroso Benemann, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Paulina Ngudimbua Mateso, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Sabrina Cavalheiro, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA VIDA, CURSO DE ODONTOLOGIA

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Costa, M. M. T. de M., Garrastazu, M. D., Gallon, A., Tomasi, A. M., Ramos, A. C., Moterle, C., Chiamulera, L., Boneto, M. A., Toneto, M. E., Benemann, M. P., Mateso, P. N., & Cavalheiro, S. (2017). ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: O DESENVOLVIMENTO DE UM VÍDEO EDUCATIVO COMO RECURSO COMPLEMENTAR NO ENSINO DA ODONTOLOGIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14471

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino