CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEO DE SEMENTE UVA EXTRAÍDO A FRIO

Autores

Resumo

Bagaço é o subproduto do processo de produção de vinho que consiste da mistura de semente e casca da uva. A conversão desses subprodutos possuem valor agregado que é consideravelmente interessante para a indústria do vinho que gera cerca de 13-14 milhões de toneladas de bagaço por ano. Um desses subprodutos é o óleo de semente de uva, onde após a separação das sementes do bagaço é possivel realizar a extração do óleo. Em escala industrial, o óleo é extraído por compressão mecânica contínua ou por um processo solvente, porém devido a maior qualidade do óleo, a pressão mecânica é preferida (menor temperatura de processo, sem solvente), embora obtenham rendimentos mais baixos (de 55 a 95%). O óleo de semente de uva possui elevada concentração de ácidos graxos poliinsaturados como o ácido linoléico e oleico, sendo assim, este tipo de óleo mostra ser eficiente na redução do colesterol e de doenças cardiovasculares. O trabalho objetivou avaliar o método de extração a frio, além de determinar a composição química e características do óleo de sementes obtido de uvas Isabel (Vitis labrusca). Os resultados mostraram que óleo produzido a partir de uvas da região Meio-Oeste do estado de Santa Catarina se assemelha aos produzidos por sementes de uva Européias e tem em sua constituição um alto teor de ácidos graxos insaturados, como o linoléico (72,2%) e oléico (16,5%). Este estudo demonstra que essas sementes possuem potencial para serem utilizadas como matéria-prima para produção de óleo rico em compostos com efeitos positivos para a saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Chaves Nogueira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Atualmente é professor do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade do Oeste de Santa Catarina e faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biotecnologia Industrial, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da mesma instituição. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) com período sanduíche na Rice University (EUA). Tem experiência na área de processos oxidativos avançados, cinética química, tratamento catalítico de compostos orgânicos e reações heterogêneas.

Alessandra Sovrani, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Química.

Ciências Exatas e da Terra, Biotecnologia Ambiental.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Chaves Nogueira, M. R., & Sovrani, A. (2017). CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEO DE SEMENTE UVA EXTRAÍDO A FRIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14462

Edição

Seção

Videira - Pesquisa