INFECÇÕES SEXUALMENTE TRASMISSÍVEIS: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tamires Carla Comin
  • Rafaela Valiati
  • Eloìsa Pimentel marcolan
  • Adriely Block Serena
  • Andressa Carolina Guinzelli da Silva

Resumo

O projeto desenvolvido nas escolas municipais do município de Xanxerê (SC), tem como tema as Infecções Sexualmente trasmissíveis,  com o objetivo de dissiminar as informações de forma simples e clara, visando melhorar a qualidade de saúde da população, e explorar esse tema polêmico, onde, o cuidado e a prevenção é a melhor ferramenta nessa fase da vida, onde se inicia a opção pela atividade sexual. As ISTs são frequentes, têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, e causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais. Considerando, que o tema, envolve diversas formas de prevenção e assistência, este projeto foi pensado como uma atenção estratégica na forma de educação em saúde, para interromper a cadeia de transmissão e prevenir  possíveis complicações. O projeto,  foi desenvolvida por meio de conversa em grupo, e após foi realizado uma dinâmica, onde os presentes escreviam as dúvidas em uma folha de papel e depositavam no centro da sala, em seguida, foi aberto as cartas, lido e respondido as questões. Essa forma de interação foi pensada pois a maoiria dos jovens, muitas vezes não se sentem a vontade para perguntas, e desta forma pensou-se em saldar todas as dúvidas. Após foram distrubuídos folderes das principais ISTs e formas de prevenção. Na avaliação da atividade percebeu-se a necessidade de abordagem de temas que não fazem parte do dia a dia do jovem, o grupo participou das dinâmicas propostas, interagindo, e se beneficiando das orientações repassadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Unoesc-Campus de Chapecó. Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Educação da Unoesc, vinculada à linha de pesquisa "Educação, Políticas Públicas e Cidadania" e pesquisando atualmente os seguintes temas: educação permanente e políticas públicas de saúde. Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., Comin, T. C., Valiati, R., Pimentel marcolan, E., Block Serena, A., & Guinzelli da Silva, A. C. (2017). INFECÇÕES SEXUALMENTE TRASMISSÍVEIS: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14423

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)