INFECÇÕES SEXUALMENTE TRASMISSÍVEIS: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tamires Carla Comin
  • Rafaela Valiati
  • Eloìsa Pimentel marcolan
  • Adriely Block Serena
  • Andressa Carolina Guinzelli da Silva

Resumo

O projeto desenvolvido nas escolas municipais do município de Xanxerê (SC), tem como tema as Infecções Sexualmente trasmissíveis,  com o objetivo de dissiminar as informações de forma simples e clara, visando melhorar a qualidade de saúde da população, e explorar esse tema polêmico, onde, o cuidado e a prevenção é a melhor ferramenta nessa fase da vida, onde se inicia a opção pela atividade sexual. As ISTs são frequentes, têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, e causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais. Considerando, que o tema, envolve diversas formas de prevenção e assistência, este projeto foi pensado como uma atenção estratégica na forma de educação em saúde, para interromper a cadeia de transmissão e prevenir  possíveis complicações. O projeto,  foi desenvolvida por meio de conversa em grupo, e após foi realizado uma dinâmica, onde os presentes escreviam as dúvidas em uma folha de papel e depositavam no centro da sala, em seguida, foi aberto as cartas, lido e respondido as questões. Essa forma de interação foi pensada pois a maoiria dos jovens, muitas vezes não se sentem a vontade para perguntas, e desta forma pensou-se em saldar todas as dúvidas. Após foram distrubuídos folderes das principais ISTs e formas de prevenção. Na avaliação da atividade percebeu-se a necessidade de abordagem de temas que não fazem parte do dia a dia do jovem, o grupo participou das dinâmicas propostas, interagindo, e se beneficiando das orientações repassadas.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Unoesc-Campus de Chapecó. Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Educação da Unoesc, vinculada à linha de pesquisa "Educação, Políticas Públicas e Cidadania" e pesquisando atualmente os seguintes temas: educação permanente e políticas públicas de saúde. Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., Comin, T. C., Valiati, R., Pimentel marcolan, E., Block Serena, A., & Guinzelli da Silva, A. C. (2017). INFECÇÕES SEXUALMENTE TRASMISSÍVEIS: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14423

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão