ARTROPODOFAUNA DO SOLO EM UM BOSQUE DE EUCALIPTO E UM REMANESCENTE DE MATA NATIVA NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Darlei Tacca Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Claudia Klein Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jackson Fábio Preuss Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Ambientes naturais ou criados pelo homem abrigam uma diversidade biológica ainda não totalmente conhecida e altamente ameaçada. No presente trabalho, analisamos a artropodofauna edáfica em dois ambientes florestais distintos (bosque de Eucalyptus grandis e uma área de mata nativa), localizados no município de São José do Cedro – SC. As coletas ocorreram no período de maio a dezembro de 2016, caracterizado por um inverno notadamente seco e um verão chuvoso. Utilizou-se um conjunto 30 armadilhas de queda (pitfall-trap), empregadas em três transectos. Os pitfalls ficaram expostos por um período de 72h mensais. Foram coletados 8745 indivíduos, destes 5514 (63,05%) na mata nativa e 3231 indivíduos (36,95%) no bosque de Eucaliptus spp. A maior diversidade, segundo o índice de Shannon-Wiener encontra-se na área de mata nativa (H= 4,328), em relação ao plantio de Eucalipto (H= 3,912). As ordens Hymenoptera, Collembola e Diptera apresentaram as maiores porcentagens de indivíduos coletados respectivamente, 32,9%, 22,4% e 13,9%. A abundância de insetos no bosque de Eucalipto e da Mata nativa não foi determinada estatisticamente pela temperatura média mensal ou pela pluviosidade média mensal. Os resultados apresentados mostram grande diversidade de artrópodes de solo abrigados no remanescente florestal de Mata Atlântica, e que as monoculturas, tais como as plantações de Eucalyptus spp. influenciou na diminuição da diversidade da artropodofauna, tornando-se um importante fator de impedimento em regiões onde o objetivo seja a conservação da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlei Tacca, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Estudante de Graduação no curso de Agronomia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Claudia Klein, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Eng. Agrônoma. Doutorado em Agronomia; Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Jackson Fábio Preuss, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Vida.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Tacca, D., Klein, C., & Preuss, J. F. (2017). ARTROPODOFAUNA DO SOLO EM UM BOSQUE DE EUCALIPTO E UM REMANESCENTE DE MATA NATIVA NO SUL DO BRASIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14421

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>