COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS COLABORADORES DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Autores

  • Guilherme Henrique Carlotto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar relações entre o comprometimento organizacional e satisfação no trabalho, conforme modelos de Meyer e Allen (1991) e Siqueira (1995), dentro das empresas prestadoras de serviços contábeis. A amostra do estudo compreende 102 colaboradores de 51 empresas prestadoras de serviços contábeis com sede na cidade de Chapecó/SC, sendo que estes colaboradores responderam o instrumento de autopreenchimento durante o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. O estudo de levantamento apresenta caráter descritivo e quantitativo com auxílio da estatística descritiva. Os métodos utilizados foram a análise estatística do ranking médio, desvio padrão, entre outros. Os achados revelam que o gênero predominante no estudo é o feminino (74,5%) com ensino superior incompleto. Realizando uma correlação entre as dimensões do comprometimento organizacional, pode-se verificar que há uma neutralidade das respostas, com relação ao desejo, necessidade e obrigação de permanecer na organização. Quanto aos fatores da satisfação no trabalho, pode-se verificar o salário e as promoções foram os fatores que não estão ligados diretamente a satisfação dos colaboradores nas empresas de prestação de serviços contábeis analisadas.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Carlotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da UNOESC Chapeco

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Carlotto, G. H., & Nascimento, S. (2017). COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS COLABORADORES DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14366

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa