OCUPAÇÕES IRREGULARES EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: ESTUDO DE CASO ACERCA DA VILA UNIÃO NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ - SC

  • Bruna de Cássia Neves de Menezes Unoesc
  • Gabriela Coldebellas Ribeiro Ramos Unoesc
  • Rubia Michelon Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

As ocupações desordenadas ou ocupações irregulares são problemas contemporâneos, e sua principal causa esta no crescimento populacional e na falta de políticas de planejamento urbano. No Brasil, há um grande número de moradores residentes em locais considerados de risco ou inadequados. Já as pequenas cidades são incapazes de acompanhar o crescimento populacional, pois muitas possuem um planejamento urbano precário e políticas habitacionais frágeis.  Diante desse contexto pergunta-se, quais os problemas que as ocupações irregulares causam no município e quais as influências que a falta da infraestrutura de ocupações irregulares gera nas habitações. Partindo dessas problemáticas o estudo tem como objetivo, analisar por meio do estudo de caso as interferências geradas pelas ocupações irregulares propondo formas de soluciona-las. Como resultado percebemos que o local de estudo requer políticas públicas, inseridas no Plano Diretor. É importante o incentivo de programas preventivos e educativos onde muitos desses problemas podem ser solucionados.

Biografia do Autor

Bruna de Cássia Neves de Menezes, Unoesc

Arquiteta e Urbanista formada pela Unoesc 2017

Gabriela Coldebellas Ribeiro Ramos, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Rubia Michelon, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC
Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2015) em andamento, pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas publicas, formado 2007 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC, professor, coordenador e membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC ? Xanxerê, experiência em arquitetura, planejamento urbano e construção com ênfase em criação e elaboração de projetos arquitetônicos e planejamento urbano.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Menezes, B. de C. N. de, Ramos, G. C. R., Michelon, R., & Ferreira, A. S. (2017). OCUPAÇÕES IRREGULARES EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: ESTUDO DE CASO ACERCA DA VILA UNIÃO NO MUNICÍPIO DE XANXERÊ - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14362
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino