COMUNICAÇÃO INTERNA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • Roger Vinicius Moraes UNOESC
  • Samantha Pozzan Rocha UNOESC
  • Rubens Marafon UNOESC
  • David Rodrigo Petry UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Há muitas décadas a comunicação está presente e é necessária para que a informação seja transmitida de maneira eficaz e coerente. O presente estudo tem como objetivo conhecer os métodos de comunicação interna, os fluxos de comunicação, as formas de comunicação verbal e não-verbal, os tipos de comunicação formal e informal, também os processos de comunicação, a importância da comunicação interna e os modelos de comunicação, a importância da comunicação interna, os fatores que influenciam a comunicação nas empresas e os problemas e barreiras da comunicação que influenciam para seu sucesso ou insucesso no mercado, buscando ações eficazes para melhorar a comunicação interna. A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo da construção civil no município de Xanxerê/SC, no período de julho de 2016, para 20 funcionários, e também foi realizada entrevista com o proprietário da empresa. Evidenciou-se a importância da comunicação interna na organização da empresa, onde os subordinados podem retratar-se à diretoria e também a diretoria com seus subordinados, havendo uma harmonia na comunicação, notou-se também que são poucos os meios de comunicação utilizados na empresa, contudo, ações serão apresentadas para contribuir com os meios de comunicação já existentes. 

Biografia do Autor

Roger Vinicius Moraes, UNOESC
Graduado em Administração
Samantha Pozzan Rocha, UNOESC
Graduada em Administração
Rubens Marafon, UNOESC
Possui Mestrado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2012), Especialização em Gestão de Recursos Humanos (2002) Graduação em Administração Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Professor universitário na Universidade do Oeste de Santa Catarina desde 2002. Professor de Ensino profissional desde 1986. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Administração, Desenvolvimento Econômico, Gestão Social e no legislativo 2001/2004, o qual Presidiu 2003/2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Comunicação Empresarial e Oratória, Desenvolvimento de Carreira e Gestão Estratégica. É consultor em empresas publicas e privadas.
David Rodrigo Petry, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutorando em Administração. Mestre em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é Sócio-Administrador de uma indústria de alimentos, atua como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Moraes, R. V., Rocha, S. P., Marafon, R., & Petry, D. R. (2017). COMUNICAÇÃO INTERNA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14359
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino