ESTUDO ARQUITETÔNICO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM RESTAURANTE CONCEITUAL SUSTENTÁVEL

  • Tatiane Piovezani Unoesc
  • Thaíris de Sena Granzotto Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

O tema da pesquisa fala sobre o desenvolvimento um restaurante de arquitetura e conceito sustentável. O objetivo foi propor uma arquitetura de um restaurante no município de Chapecó (SC), com conceitos sustentáveis, agregando conforto, bem-estar e retardando o processo de degradação ambiental. O referencial teorico auxiliou o entendimento dos conceitos de desenvolvimento sustentável em restaurantes, bem como, formas de economizar os recursos naturais. Adotamos como procedimento metodológico  o estudos de caso. Como resultados de pesquisa, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico de um restaurante sustentável que atendeu o objetivo proposto. Destacamos que o anteprojeto pode ser utilizado como inspiração para outros empreendimentos, uma vez que mostrou ser possível a sustentabilidade como conceito base nos projetos de construção e, consequentemente, reduzindo os impactos ambientais que já são alarmantes. A pesquisa não encontrou expressivas limitações, sendo possível elaborar projetos arquitetônicos ecologicamente corretos, agregados a conforto e bem-estar.

Biografia do Autor

Tatiane Piovezani, Unoesc

Arquiteta e Urbanista formada pela Unoesc 2017

Thaíris de Sena Granzotto, Unoesc

raduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2011). Especialista em Master em Arquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG (2015). Mestranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2019). Professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Sócia proprietária no escritório B+G Studio Arquitetura. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico, Projeto de Interiores, Paisagismo e Gerenciamento de Obras.

 
Anderson Saccol Ferreira, UNOESC
Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2015) em andamento, pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas publicas, formado 2007 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC, professor, coordenador e membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC ? Xanxerê, experiência em arquitetura, planejamento urbano e construção com ênfase em criação e elaboração de projetos arquitetônicos e planejamento urbano.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Piovezani, T., Granzotto, T. de S., & Ferreira, A. S. (2017). ESTUDO ARQUITETÔNICO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM RESTAURANTE CONCEITUAL SUSTENTÁVEL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14345
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa