ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA NA GESTÃO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE CONFECÇÃO DE UNIFORMES DE XANXERÊ/SC

  • Camila Comachio UNOESC
  • Marina Mariana Rodrigues UNOESC
  • Ezequiel Douglas Wilbert UNOESC
  • Wilson De Paula UNOESC

Resumo

O presente trabalho aborda a análise da situação econômico-financeira na gestão empresarial em uma empresa familiar de pequeno porte, do ramo de confecção de uniformes de Xanxerê. O objetivo deste estudo visa identificar quais ferramentas de gestão financeiras são necessárias, para a tomada de decisão em uma indústria de confecções de Xanxerê. O trabalho é um estudo de caso, sendo este de caráter exploratório, possui abordagem quantitativa e qualitativa. A delimitação da pesquisa, envolveu a empresa familiar de confecção de uniformes, localizada em Xanxerê, SC. A população do estudo é composta pelos funcionários da empresa e a amostragem foi intencional, sendo a coleta de dados feita através do método de análise documental e entrevista semi-estruturada, tendo em vista a utilização de planilhas eletrônicas, para análise e interpretação dos resultados. A teoria evidencia, como funciona a gestão em pequenas empresas familiares de pequeno porte, tendo em vista que a grande maioria dessas empresas, não possui ferramentas adequadas para auxiliar na tomada de decisão. Desta maneira, a análise foi efetuada de forma á diagnosticar como estava à situação econômico-financeira da empresa, a mesma, possuía alguns controles básicos, como: fluxo de caixa, contas á pagar, á receber e controle de vendas, estes não geravam relatórios gerenciais. Dentre os pontos positivos que se destacaram, a ênfase está no fato de a empresa possuir recursos financeiros próprios suficientes, gestão de capital de giro, isso permitiu a sugestão de algumas ferramentas para melhorar tomada de decisão gerencial. 

Biografia do Autor

Camila Comachio, UNOESC
Graduanda em Administração
Marina Mariana Rodrigues, UNOESC
Graduanda em Administração
Ezequiel Douglas Wilbert, UNOESC
Titulação de mestre obtida pelo Mestrado Profissional em Administração (UNOESC), possui graduação em Administração e pós-graduação em Administração Financeira pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Atualmente é professor na UNOESC campus Joaçaba/SC e Xanxerê/SC. Atua como professor para os cursos de MBA em Consultoria Empresarial na Unoesc campus Chapecó e MBA em Administração Financeira na Unoesc campus Xanxerê e Pinhalzinho, bem como Celer Faculdades de Xaxim. É sócio-diretor da Safegold Gerenciamento de Capital e Diretor de Desenvolvimento Empresarial da ACIOC de Joaçaba (Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense). Realiza gestão de capital e reestruturação de empresas na área financeira, especificamente em controladoria, planejamento financeiro e orçamentário, viabilidade econômica e financeira, administração financeira do capital de giro e captação de recursos financeiros.
Wilson De Paula, UNOESC
Empresário, Pós Graduado em Gestão Financeira - FURB. Pós Graduando em Gestão de Varejo SENAC. Pós Graduando em Gestão Estratégica de Custos - Unochapecó. Graduado em Administração de Empresas - Unochapecó.. Sócio Diretor de Empresa Industrial no Ramo de Fibra de Vidro. Coach Profissional CB e Consultor.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Comachio, C., Rodrigues, M. M., Wilbert, E. D., & De Paula, W. (2017). ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA NA GESTÃO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE CONFECÇÃO DE UNIFORMES DE XANXERÊ/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14335
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino