ESTUDO DE CASO DO TEATRO COLÓN - ARGENTINA

  • Katiucia Benetti de Sá Unoesc
  • Marciele Greiner Unoesc
  • Rachel Brandalise Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

O estudo de caso foi realizado no edifício do Teatro Colón, situado na cidade de Buenos Aires na Argentina. O objetivo é analisar a edificação escolhida, por meio do estudo de caso, relacionando o espaço e extraindo os melhores elementos projetuais. Os pontos a serem considerados e embasados neste estudo são: análise funcional, análise estrutural construtiva, base geométrica, implantação, relação, foco e orientação, relação,  interação, relação interior x interior, repetitivo x singular, embasamento, corpo, coroamento, análise do papel dos elementos na composição e análise bioclimática. Todos os itens abrangem vários fatores extremamente importantes para melhor compreendermos a obra, desde sua essência até a sua real condição. Com resultados constatamos a longa jornada que a obra teve até sua inauguração, sendo exposta aos vários momentos que dificultaram a sua construção. Destacamos ainda que a edificação passou por vários estilos arquitetônicos, tornando-se na atualidade um grande símbolo de diversidades arquitetônica. Recomendamos desenvolver estudos mais aprofundados. Sendo interessante estudá-la em diferentes épocas e até mesmo em grupos de estudos diferentes, assim todos terão a oportunidade de conhecer a edificação de uma forma mais teórica, preparando o olhar arquitetônico e aguçando a criatividade.

Biografia do Autor

Katiucia Benetti de Sá, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Marciele Greiner, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Rachel Brandalise, Unoesc

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê 

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC
Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2015) em andamento, pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas publicas, formado 2007 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC, professor, coordenador e membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC ? Xanxerê, experiência em arquitetura, planejamento urbano e construção com ênfase em criação e elaboração de projetos arquitetônicos e planejamento urbano.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Sá, K. B. de, Greiner, M., Brandalise, R., & Ferreira, A. S. (2017). ESTUDO DE CASO DO TEATRO COLÓN - ARGENTINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14315
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino